segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Poxa, se uma coxinha faz tanto sucesso, imagina nossos patrimônios culturais materiais e imateriais além dos ambientais!

Nesses dias fiquei me questionando... Araraquara foi projetada a nível nacional e internacional em função de grandes obras de grandes artistas como Zé Celso e Luiz Antônio Martinez Correa, Walace Leal Valentin Rodrigues, Mario de Andrade, Inácio de Loiola Brandão!

São Calos está em nivel internacional em função de seu desenvolvimento tecnológico e por ter sido considerada a Atenas Paulista, hoje é reconhecida pela alta qualidade cinematográfica de filmes produzidos na região por cineastas da cidade.

Mas surge uma cidade perto de Araraquara que está super famosa em função de algumas coxinhas... Hã?! Coxinha? Tudo bem, reconheço que devem ser maravilhosas, mas se uma cidade pode ser projetada com coxinhas, por que Ibaté ainda está tão atrasada quanto algumas coisas?

Ibaté foi conhecida internacionalmente em 1953 com a primeira grande safra de cana-de-açucar, dessa forma, acredito eu que a cidade recebe uma liberdade econômica, assim pode receber autonomia política e é emancipada no mesmo ano! Hoje, Ibaté está conhecida nacionalmente em função dos trabalhos do Grupo de Dança do Grei e da Amanda Françoso e em breve será ovacionada pelos trabalhos de Danny Ferraz, que é uma mulher espetacular, diga-se de passagem, e do Governo atual.

Porém, não temos expressão nacional com atividades frequentes e que possam levantar o turismo em nossa cidade proporcionando emprego e renda na cidade. Poxa, se muitos pegam a estrada pra comer coxinha em Bueno, poderiam pegar a estrada pra comer as coxinhas do Maurão ou comer porções no Quiosque do Nenê ou os espetos do Texas, após assistirem atividades culturais criadas por artistas da cidade e vendo os patrimônios culturais da cidade.

Poxa, temos músicos de alta qualidade em diversas expressões musicais, temos pessoas com o querer fazer teatro, circo, performance arte. Durante muito tempo, grupos de dança de rua se mobilizaram e levaram o nome da cidade por toda a Região.

Precisamos que o poder público invista na Cultura e no Turismo Cultural, assim, poderemos ser lembrados por nossos produtos artísticos e artistas.

Poxa, se uma coxinha faz tanto sucesso, imagina nossos patrimônios culturais materiais e imateriais além dos ambientais!

Nenhum comentário: